segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Contradições

Chegou-me recentemente a este espaço, um comentário de alguém que se sentiu indignado sobre as afirmações de um bloguista aveirense, "jornalista e formador" como se apresenta onde descreve (citando o próprio) que "Aveiro é uma cidade de merda." (artº "Dor e Ódio", de 31 de Outubro).

Relativamente a esta afirmação tenho a declarar o seguinte:

- É uma contradição alguém tecer uma afirmação deste calibre num blog que se intitula "Aveiro Sempre".
A menos que o senhor se trate de alguém com predisposição para mexer em matéria fecal - é jornalista e neste campo se ainda não teve o condão de separar o trigo do joio, acredito que trabalhe com muita - posso atribuir-lhe um "quoi" de razão. Apenas e só. Nunca se deverá contrariar quem fala com conhecimento de causa, e eu, que pouco ou nada percebo de merda, estarei aqui para aprender. Mas prefiro continuar na santa ignorância pois prefiro deixar isso para tal douta criatura.

- É de uma imbecilidade tremenda, confundir-se a cidade com o Beira-Mar. Há cagaréus de gema que nunca foram sócios daquela colectividade ou que nunca tiveram por ela qualquer espécie de vínculo. O sr. Pedro Neves, comparou-os, portanto, a habitantes da merda;

- Os cagaréus, como os bicudos, ceboleiros e outros que, mesmo tendo algum carinho pelo Beira Mar, não o endeusam a ponto de confundir as duas coisas serão, segundo o sr. Pedro Neves, outros habitantes da merda;

- Todos os que votaram em Élio Maia, são, por conseguinte, habitantes da merda. Da mesma forma, os que não o fizeram e que se estão a borrifar para o Beira Mar, também serão, segundo as palavras do sr. Pedro Neves, habitantes da merda.

- O Galitos, o CENAP, o Esgueira, o Recreio Artístico, o Estrela Azul, entre outros, por atacado, também são sócios e habitantes da merda, segundo as palavras do excelso e muy douto sr. Pedro Neves.

- Ou seja, safam-se aqueles a quem, tão amistosamente o sr. Pedro Neves teve o dom de não barrar os comentários nesse artigo. Porém, como pessoas que supostamente vivem cá, não sendo habitantes da merda, poderão ser eventualmente denominados, moscas da merda, certo?

Sr. Pedro Neves: até há bem pouco tempo, eu poderia tê-lo em consideração. Não o conhecendo pessoalmente, (e agora nem sequer querendo ter esse privilégio) julgava-o uma pessoa a quem se deveria dar algum crédito pela informação constante no seu blog. Pelo menos no referido acima. Neste momento, o sr. não merece um mínimo de credibilidade. Está descontente com a cidade que (se calhar) o viu nascer a ponto de lhe atribuir esta comparação? Meu caro, Aveiro não precisa de si. Saia. Vá pregar para outra freguesia, de preferência para qualquer uma que não pertença à nossa região. Aveiro acolhe bem as pessoas. Mas acredite, ignorará facilmente quem a tratará mal. E mais do que se atirar ao ar por aquilo que os outros fazem ou deixaram de fazer, escorraçam quem a trai. Neste momento, com essa afirmação, o Sr. está definitivamente fora do barco.

Não há cidades perfeitas e Aveiro está longe de ser um exemplo. Como todas as outras. Cada qual, terá os seus próprios pruridos, as suas próprias maleitas. Mas invariavelmente, não se confundem com os Clubes mais representativos. Já havia muito Aveiro antes de alguém ter "inventado" o Beira-Mar. A idade deste clube é uma migalha comparada com a história de Aveiro. Só um néscio se lembraria de confundir as coisas.

Com a mesma legitimidade que o senhor julgou ter quando escreveu tal coisa, aceite o meu conselho:
Vá  bardamerda!

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas afinal que "guerra" é esta?
Já pensou que o Pedro Neves, com letra maiúscula, pode ter o direito de se exprimir da maneira que quizer exactamente como o Sr Blogger tem?
Já voltou a ser proibido falar?
Tirando uma ou outra situação em relação à imprensa penso que ainda não, mas pelo andar da carruagem voltaremos a chegar lá!
Tenho a sensação que não quiz ofender os Aveirenses que estão tristes com o que se passa nesta cidade, não é caso para estar tão "exaltado"!
Um pouco de realismo não faz mal a ninguém!

MT

Ponte Praça disse...

MT: Não lhe retiro uma vírgula. Os aveirenses, (alguns) poderão estar mais melindrados com toda esta situação. Mas é baixo demais colocar as coisas como o Pedro Neves colocou. Da mesma forma que ele expôs a sua opinião sobre o que pensa, eu fiz o mesmo relativamente ao que penso sobre aquela "tirada" lamentável. Não há guerra nenhuma. Como disse e bem, cada qual tem o direito de exprimir a sua opinião, o que não quer dizer que se concorde com tudo o que se diz aqui ou noutro sítio. O Realismo que refere, é tão real como eu me sentir ofendida com as declarações que ele fez. Ponto final. Foi apenas sobre o seu desabafo que eu própria disse o que quis. "Quem não se sente..."

MJR

Migas (miguel araújo) disse...

A propósito, corroboro o seu sentimento, tal como o exprimi publicamente na edição de quinta-feira (dia 5 Outubro) do Diário de Aveiro: Fundamentalismos e Extremismos.
http://debaixodosarcos.blogspot.com/2009/11/fundamentalismo-e-extremismos.html

cumprimentos