quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Reza o Código de Estrada que...

...é proíbido parar/estacionar nas rotundas.

No entanto, e mesmo sabendo que um veículo da autoridade está isento por inerencia a esta proibição, é impressão minha ou vejo cada vez mais operações STOP feitas nas rotundas da cidade? A rotunda por detrás do Oita é um crivo de controladores de tráfego e veículos parados. Invariavelmente, quando passo por lá, noto que existe um contingente polícial estacionado a mandar parar alguns veículos na mesma rotunda. Nas horas de ponta nunca falham! Por volta das 17.30h - 18.30h lá se encontra um piquete estacionado. E muitas vezes veículos que têem de se desviar da sua própria rota para obedecer à autoridade. 

Tratando-se de um local onde toda a atenção tem de ser redobrada, uma operação daquelas naquele local, não trará mais um perigo acrescido?

Quem diz a rotunda do Oita, também pode acrescentar a da Forca, a do Hospital, entre muitas outras.

Será impressão minha, ou é mesmo assim? Quer dizer... não haverá outros locais mais apropriados para se efectuarem as operações (necessárias, sem dúvida!) sem que se coloquem em risco o tráfego automóvel minorizando os riscos de acidentes?

6 comentários:

Jorge Greno disse...

a rotunda de acesso às praias, a rotunda da zona industrial, a rotunda da policlínica...
só me consigo lembrar destas que também costumam ter psp a fazer operações stop.

Alírio Camposana disse...

Viva!

O tipo de actuação que refere por parte das autoridades de trânsito é, também, um sinal de que algo vai mal nas nossas estradas.

Repare que nem eles próprios param nos sinais de STOP o que vai, aliás, ao encontro dos hábitos da grande maioria dos condutores portugueses.

Observe o extraordinário comportamento dos portugueses nas rotundas, a começar pelos carros das escolas de condução, cujos instrutores deveriam ser reciclados, e verá que esses agentes reguladores de trânsito estão devidamente enquadrados na perspectiva de que o Código da Estrada é meramente sugestivo!

Cumprimentos.

Ponte Praça disse...

AVC:
Mas eu já nem entraria por aí. Aliás, pensei inclusivamente em aludir ao quanto mal se conduz nas rotundas, onde tudo é um salve-se quem puder! Para muitos, as faixas internas são para aqueles que entraram tarde demais na rotunda e têem de esperar pela vez para poderem sair...

Mas em qualquer dos casos, tenha ou não a PSP as suas razões, não deixa de ser algo que coloca em perigo a própria condução.

Quanto aos STOP's "desobedecidos", o amigo saberá por certo que como carros prioritários, há alguma sinalização que os isenta de obrigatoriedade. É certo que na maioria dos casos, eles facilitam demais.

Bom fim de semana

Alírio Camposana disse...

Sei perfeitamente o que são viaturas prioritárias, o caro (a) Ponte de Praça é que, certamente, não se recordará do que significa marcha de urgência assinalada: sirenes e ou luzes giratórias.


As viaturas prioritárias apenas o são se levaram a marcha de urgência assinalada, caso contrário, são obrigadas a cumprir o Código, exactamente como todas as outras.

Mesmo com a marcha de urgência assinalada, não podem colocar em perigo os outros condutores.

Cumprimentos,

avc

Migas (miguel araújo) disse...

Meus Caros
Permitam-me que discordo.
Obviamente que o Código não permite a paragem nas rotundas (da mesma forma que não permite nas auto-estradas e há acções de fiscalização por parte da GNR-BT).
A paragem de veículos da PSP é justificada por acções de fiscalização, mas também de prevenção.
E as rotundas são, pelas suas características, para as forças policiais, óptimos pontos de acção.
E há dados que o comprovam... são muito menos (ou quase inexistentes) os acidentes rodoviários, por exemplo, na Rotunda da Policlínica, quando se nota a presença policial.
Quanto à circulação dos automobilistas nas rotundas, o mesmo se pode dizer em qualquer estrada e circunstância. Somos péssimos condutores... e muito menos condutores civilizados.
cumprimentos

Celina Rodrigues disse...

Questionei recentemente um agente da GNR, que me fez parar na rotunda do glicíneas, porque razão agora as operações stop são nas rotundas, a justificação foi bizarra, disse-me que corriam menor risco de serem atropelados.